a194b444-bff6-40ae-bbdf-9a037198b91a

A oportunidade de estar em uma sala de aula virtual é muito boa e diferente de uma sala de aula física, contudo a cada módulo que se passa, consegue-se entender melhor como o modelo funciona. A participação no terceiro módulo do curso de Formação Clínica em Logoterapia e Análise Existencial Frankliana da Casa do Sentido proporciona aos estudantes um aprofundamento na Logoteoria e em suas Raízes Filosóficas, que a propósito é o título do módulo. A apresentação da cadeira foi feita pelo professor Valdir Barbosa, extremamente competente e com um senso de humor inigualável. Ele apresentou as bases epistemológicas da Logoterapia com maestria e aprofundamento total e necessário, ainda fornecendo à turma um compêndio de materiais cuja profunda riqueza é totalmente condizente com a proposta da cadeira.

Tanto de minha parte como da parte de outros colegas, percebemos a extrema importância de explanarmos, entendermos e nos aprofundarmos sobre pensadores (Max Scheler, Martin Buber, Martin Heidegger, entre outros) que, de alguma forma, influenciaram a Logoterapia e a Análise Existencial de Viktor Frankl. A importância da cadeira é evidenciada pela forma como cada estudante tenta relacioná-la com a própria vivência, mas também com aquele que a apresenta.

Além de todas estas informações e de toda a atenção colocada nesses dois encontros únicos de aprofundamento, pode-se notar que quem entrou nesta sala de aula virtual, não sairá da mesma forma, tão pouco estará desprovido de meios de pesquisa e estudo. Eu, por exemplo, saio do módulo satisfeito, feliz, com a certeza de que saberei articular mais profundamente meus argumentos e com maior entendimento sobre este “forte” chamado Logoterapia. Percebo que mudei como profissional, ficando mais apto a ser Logoterapeuta, por ter agora conhecimentos essenciais para a Prática Profissional. Esta foi uma oportunidade que deve ser vista como única e imprescindível para a formação de novos Logoterapeutas e sua busca por conhecimento e sentido.