3d98e0bc-2e83-4894-801a-976f3614f75b

A formação, a busca pelo conhecimento e o aperfeiçoamento devem fazer parte da vida de todo profissional que deseja fazer a diferença através de sua atuação na sociedade. E esse aspecto, da formação permanente, trago com muita seriedade, pois, reconheço a importância e a necessidade de atualização e aprofundamento em determinadas áreas do conhecimento, de modo especial, na minha área de formação, a psicologia.

Há um certo tempo tive um encontro repleto de sentido com a logoterapia, abordagem que me atraiu e mudou minha forma de olhar para o ser humano e para o mundo. Resumo este encontro, com uma fala do criador da logoterapia: “Encontrei o sentido da minha vida ajudando os outros a encontrarem o sentido de suas vidas”.  A partir daí, comecei a buscar conhecimento e aprofundamento nesta abordagem, que escolhi para embasar minha atuação profissional como psicólogo. Neste percurso, tive contato com muitos livros, palestras, cursos, logoterapeutas e admiradores da abordagem, que me auxiliaram a dar passos em busca de conhecer mais profundamente a teoria de Viktor Frankl.  Também tive a grande alegria de conhecer a instituição Casa Do Sentido e iniciar o curso de formação clínica em Logoterapia e Análise Existencial Frankliana.

Ao iniciar o curso me deparei com o primeiro módulo que teve como tema: “Oficina de produção textual”. A princípio me gerou um pouco de estranheza, pois, não conseguia fazer a relação deste módulo com a proposta do curso. Contudo, ao iniciar o módulo, fui encontrando muitos sentidos, e posso dizer que foi uma experiência única e bastante significativa os dois dias de aula com a professora, especialista, Marivalda Teles, e com a turma de aproximadamente 17 alunos, dentre eles estudantes de psicologia, professores, médicos psiquiatras e psicólogos na grande maioria.

Este módulo me fez revisitar a formação inicial, relembrando e atualizando as questões gramaticais da língua portuguesa que eu tanto amo. Essa língua tão bela, mas também tão complexa que sofreu recentemente atualizações. E no desenrolar da aula fui dando conta da importância de uma atualização não somente na minha área especifica de formação, mas, também, em outras áreas que estão presentes em tudo que fazemos, como por exemplo a nossa linguagem que expressamos todos os dias seja pela escrita ou pela oralidade.

Ao falarmos de linguagem, texto, interpretação, subjetividade da escrita e singularidade das falas, foi me clareando a relação tão próxima com a minha atuação profissional, já que, o psicólogo trabalha diretamente com a fala e a escuta.

Este módulo, com a didática da professora Marivalda e a contribuição de todos os participantes, ajudou a ampliar meu conhecimento dentro da área de produção textual, a relembrar algumas regras gramaticais que estavam esquecidas e tomar conhecimento das que foram atualizadas recentemente na última revisão da língua portuguesa.

Faço questão de destacar a didática da professora que conduziu este módulo, que apesar de não ser da psicologia, mas, sim, professora de português, soube se relacionar de forma impressionante com este grupo específico, buscando compreender o lugar de fala de cada um, mostrando-se sensível, paciente e respeitosa para com este grupo que a todo momento trazia seu olhar atravessado pela sua ciência, para comentar as questões propostas pela docente. Faço uma observação, de como fico impressionado com a visão do psicólogo, que consegue entrar em contato com as questões que estão para além do texto escrito ou falado respeitando a singularidade e subjetividade de quem escreve ou fala.

Também, quero destacar a participação do grupo, que foi bastante importante para tornar aquele tipo de aula mais relacional e vivencial. Realmente foi um encontro existencial, que acolheu a todos nas suas diferenças de modo pessoal, profissional e intelectual e nos fez perceber que não temos o conhecimento pleno da nossa linguagem e que por isso precisamos sempre estar nos atualizando, conhecendo a linguagem gramatical, já que ela é a nossa principal ferramenta na nossa atuação como psicólogos.

Tendo em vista os aspectos observados e vivenciados, digo com muita clareza que este primeiro módulo da formação clínica em logoterapia foi sensacional, por me proporcionar rever nossa língua (português) e perceber que quanto mais a conheço com suas variações e variedades, melhor eu consigo me comunicar com o outro, compreendendo e respeitando o seu modo particular de se expressar. Por isso, encontrei sentido para este módulo dentro da proposta desta formação especifica. Faço questão de expressar minha gratidão pelo conhecimento e experiência vivida neste módulo com pessoas incríveis como a professora Marivalda, a coordenação do curso da Casa Do Sentido e a todos os meus companheiros deste percurso que iniciamos a trilhar. Que este percurso seja repleto de sentido!